Neste sábado, dia 27 de novembro mergulhamos no universo dos temperos
com o tema:
Sementes e Aromas: O Tempero da Vida
A alimentação, além de vital, faz parte da cultura do ser humano. As pessoas se alimentam para celebrar, para conversar, debater um assunto e se reunirem. Muito tempo da vida de cada um gira em função de sua alimentação.
O Alimento é um dos maiores veículos de condução de energia vital (energia sutil) para o organismo.
As emoções, sentimentos e pensamentos formam nosso campo áurico, logo são energias que interpenetram o corpo físico. Dessa forma, essas forças geradas podem também interagir com os alimentos, sejam positivas ou negativas.
Um alimento preparado em um ambiente hostil, tenso, contaminado por pessoas pessimistas e negativas, certamente vai se impregnar com essa energia, logo os aspectos emocionais, mentais e espirituais da pessoa que o ingere serão influenciados negativamente.
Da mesma forma, um alimento preparado em um ambiente especial, positivo, cuidadosamente harmonizado, vai produzir efeitos benéficos a quem o ingerir.
A culinária permite abrir uma conexão maior com nossos sentidos. Temos que estar atentos ao criptar dos alimentos ao fogo para ouvir o seu processo, o olfato experimenta aromas no caminho do preparo, olhos observam cores, elegem folhas e formas, as mãos escolhem texturas, o paladar se responsabiliza para que não haja excesso no sabor e prioriza a harmonia.
Todas estas combinações despertam nossas memórias, nos reportam a nossas raízes, reconhecem nossa história, resgatam informações preciosas originadas na experiência dos anciãos da família.
Levar a culinária ao universo da Arteterapia é promover uma (re) conexão com a história de cada sujeito, é poder estimular a descoberta de um novo potencial. Trazer os temperos para o espaço terapêutico é oportunizar a reflexão sobre o que falta e o que há de excesso no tempero de nossa vida.
Meu centro: A Semente
Sei que fui semente que
germinou no útero do universo...
Sei que criei raízes alimentado por tudo que acredito
Sei que sou fortalecido pela
base e amparado pelo desejo
de expandir.
Cada vinco que carrego é um pouco do que recebi e que hoje faz existir minha história
Sou feito de sorrisos e sonhos...
Lágrimas e superação...
Afeto e saudade...
Sou pessoa, sou amor, sou razão e sentimento...sou palavras e silêncio.
Sou tudo aquilo que desejar ser,
porque minha vida é feita de histórias...
É feita de marcas...
De ontem, de hoje e
todas aquelas
que ainda irei construir!”(PaTTi Cruz)
Nenhum comentário:
Postar um comentário